Profissionais qualificadas que atual de forma pareada com a ciência do comportamento, promovendo o bem-estar e a autonomia dos nossos clientes.

Carolina Jardim

Psicóloga, pós-graduada em Comportamento Animal e treinadora de cães

Minha história com os animais começou na infância. Minha primeira babá foi uma dálmata, a Joaninha, que veio morar com a gente antes mesmo de eu nascer. Ela fazia questão de avisar meus pais quando eu estava chorando no berço. Cresci com ela, acompanhei suas ninhadas e aprendi a cuidar e estar com cães.

Quando fui estudar Psicologia na adolescência, fiquei super mexida com o estudo do comportamento, o que me levou a trabalhar com educação de humanos. Acabei atuando por 10 anos com comunidades, formando jovens e professores. Em todo o meu trabalho com educação, meu foco sempre foi trazer o potencial de cada um, ajudá-los a valorizar o que tinham de melhor e criar oportunidades para desenvolverem suas qualidades. Mal sabia eu que um dia traria toda essa visão para meu trabalho com cães.

Em 2008, decidi ter uma uma filha canina: a Magali, uma dálmata, claro!! (amor de infância). Mas, para a minha surpresa, ela era surda. Sua deficiência me desafiou a descobrir formas mais eficazes de me comunicar com ela. A partir daí, o interesse e o encantamento pelo comportamento animal só aumentou.

Passei a estudar, estudar e estudar (sim, muito!!) por meio de dezenas de livros e artigos científicos e me formar como treinadora.  Participei de diversos cursos, workshops internacionais, congressos, palestras e vivências práticas, até me tornar especialista no ano de 2016 em comportamento animal, pela pós-graduação da UNIFEOB, da qual fiz parte da primeira turma. Clique aqui para conhecer meu currículo.

Paralelo aos estudos e formações, passei a atuar como treinadora de cães pela minha empresa Turma do Focinho, desde sua abertura em 2009. Atualmente, coordeno a #equipetdf, trabalho com consultoria comportamental à distância e presencial, formação de #tutoresprofissionais, formação de treinadores profissionais (à distância e presencial), educação de filhotes, dentre outros.

A partir do trabalho com minha Dálmata e com os cachorros que atendi, consolidei um método de trabalho baseado em três princípios básicos: a coerência, a persistência e a consistência. Com foco no bem-estar dos animais e no processo de aprendizado, utilizo apenas reforços positivos (brinquedos, petiscos, elogios, atenção, passeios, dentre outros) como recompensas para comportamentos desejados. Para evitar comportamentos indesejados, não utilizo punições positivas ou recursos aversivos (como borrifadores, latas com moedas, enforcadores, colares de choque etc). Assim, privilegio sempre alcançar emoções positivas nos animais com que trabalho.

Durante esse período, me especializei na comunicação entre os cães e tutores de modo geral e, especificamente, na comunicação com cães surdos, que apresentam o grande desafio da linguagem não verbal. Atualmente, sou tutora do Milka, nosso segundo Dálmata surdo, que está sendo trabalhado, desde os dois meses de idade, com a língua de sinais.

Turma do Focinho

Conheça nossa turma

Nossa Turma começou com a Magali, a mentora que inspirou uma grande transformação: mudança de cidade, de trabalho e de objetivos na vida. Era hora de começar a investir em algo que a gente amasse e quisesse fazer toda hora! Em 2009, a Turma do Focinho nasceu: uma empresa focada em garantir o bem-estar de cães e gatos. Mas como fazer isso? Buscamos nos especializar em serviços qualificados, com o intuito de melhorar a qualidade de vida desses animais, por meio de conhecimentos avançados na área de educação e estética animal. Diferentemente das empresas que a gente conhecia, na época, a nossa preocupação sempre foi o profissionalismo, a dedicação e o cuidado com nossos queridos focinhos. A gente pensava que, independente do procedimento que tivéssemos que fazer, o objetivo sempre teria que ser provocar o mínimo possível de stress e garantir o bem-estar dos animais, durante esses procedimentos, tanto para deixá-los bonitos, como para educá-los.

Começamos nosso trabalho com uma loja bem pequena e um fusca-dálmata, oferecendo artigos para cães e gatos, serviços na área de estética animal e adestramento de cães. Ao longo dos anos, nos tornamos referência na cidade e região pela qualidade nos serviços que prestávamos. A convivência diária com os cães nos encantou tanto, que decidimos ampliar nosso estudo sobre #comportamentoanimal. Educar cães seguindo nossos princípios de bem-estar animal exigiu muito esforço para conhecer mais sobre como eles pensam, sentem e enxergam o mundo. Acreditamos que só assim é possível ensiná-los, envolvendo uma motivação constante para aprender e melhorando, a cada dia, a comunicação entre eles e seus tutores.

Depois de nove anos atuando na cidade como o maior centro de estética da região (em termos de equipe, espaço e número de clientes), decidimos passar o bastão para a clínica CENAVET, nossa parceira, que passou a assumir esse trabalho desde agosto de 2018. Desde então, a Turma do Focinho passa a focar todas as suas ações única e exclusivamente na área de comportamento animal.

Como parte da comemoração dos nossos 10 anos, realizamos em 2019 uma série de ações presenciais e em nossas redes sociais para ampliar a compreensão e aplicação do adestramento positivo em todo o Brasil. Dentre elas estão:

#equipeTDF

#TDF10anos

#ABCcanino

#BemEstarNaReal

#AulaParaAlunosPósGraduaçãoUNIFEOB

#PalestraBatalhãodeChoqueSalvador

E em 2020 tem mais! Não deixe de nos acompanhar 😉

#EquipeTDF

Conheça quem é quem na nossa equipe

Em 2019, dez anos depois da inauguração da nossa Turma, iniciamos uma nova etapa de trabalho, com a #EQUIPETDF. Isso tudo surgiu a partir de uma relação construída por mim com cada uma das pessoas que dela fazem parte. Todas as treinadoras da nossa equipe foram nossas clientes de consultoria à distância, formadas por mim como #tutorasprofissionais e que se encantaram com o mundo do treinamento positivo, pelo resultado que viram com os seus cães.

E foi exatamente dessa forma que me tornei treinadora de cães há dez anos atrás! É muito lindo perceber onde essa relação de conexão profunda com os nossos cães nos leva e mais lindo ainda é perceber que a gente não está sozinha nisso! Dizem que a gente sabe quando tá no caminho certo quando olha pra trás e tem um monte de gente seguindo a gente.

Então, crescer com essas pessoas, trocar informações diárias, aprender e ensinar, estudar junto, discutir casos, participar de seminários, acompanhar a prática de cada uma delas levando o treinamento positivo presencialmente para lugares cada vez mais distantes, foi a coisa mais linda que podia acontecer pra Turma do Focinho justamente no ano em que completamos dez anos! E ganhamos esse presente mega especial!

Conheça um pouco de cada integrante da nossa turma!

Allana Paião é Fisioterapeuta e Educadora Física. Trabalha como personal trainer e, desde janeiro de 2019 divide sua agenda entre aulas como personal e o adestramento de cães. Quando Allana adquiriu a border collie Rebeca, ela passou a estudar muito sobre comportamento para dar a ela a melhor qualidade de vida possível. O problema é que Allana não sabia exatamente onde buscar informação e achava que tinha que mostrar para a Rebeca quem mandava na casa, por meio de ferramentas que deixassem ela com medo. Mas esse caminho foi curto, porque ela viu que nada disso dava muito certo. Então, conversando com outras tutoras da mesma raça, ela chegou até a Turma do Focinho, para ajudá-la a melhorar a ansiedade da Rebeca e também estimulá-la ainda mais mentalmente. Por meio de consultorias comportamentais online e presenciais trabalhamos juntas por dois meses e Rebeca teve uma resposta excelente. O nível de parceria delas, que já era bom, ficou incrível e nunca mais Allana utilizou técnicas que ameaçassem a relação de confiança das duas. Pra quem não sabe do que estamos falando, a conexão da Allana e da Rebeca é tão incrível que, mesmo quando a Allana está de costas, a Rebeca faz o que ela pede! E essa comunicação avançada se transformou em uma motivação enorme para que Allana continuasse se desafiando e desafiando a Rebeca a fazer truques cada vez mais diferentes e inovadores. Vendo essa parceria tão especial, eu sempre dizia à Allana que ela tinha que trabalhar com isso. E um dia ela falou: “sabe que eu estou começando a pensar nisso?”. Então, o convite surgiu no mesmo instante. Fazer parte da nossa equipe, atuar junto com a gente e ampliar o treinamento positivo aqui na nossa região, que ainda tem tantos adestradores ultrapassados era o maior presente que nossa empresa poderia ganhar. Allana atende Ribeirão Preto, Sertãozinho e região com aulas semanais e já melhorou a vida de muitas famílias aqui da nossa região. Obrigada, Allana, por aceitar meu convite!
@rebeca.bordercollie

Clique aqui para conhecer meu currículo

Letícia Noronha é formada em Direito, mas sempre foi apaixonada por cães desde a infância. Quando era pequena já treinava seus cães e assistia a programas de comportamento e treinamento constantemente. Sempre teve uma sede enorme por conhecimento e por entender como as coisas em geral funcionam. Já adulta, depois de ter seu primeiro cão, o Snow, um Samoieda, adotou Zuba, um SRD extremamente inseguro e reativo. Foi então que, depois de muita pesquisa, entrou em contato com a nossa empresa para ajudá-la por meio de consultorias comportamentais online a lidar com o problema e melhorar a vida do Zuba. Depois de alguns meses de trabalho, Zuba já tinha uma série de ferramentas para se sentir mais seguro em grande parte das situações em que anteriormente reagiria. E Letícia se encantou mais ainda pelo mundo do comportamento animal. Informalmente acabou treinando diversos cães de amigas e sempre que se encontravam ajudava todos que conhecia a melhorar os problemas com seus cães. Decidiu começar a oferecer serviços como passeadora e, consequentemente, já foi procurada para começar a adestrar cães. Passou a se dedicar integralmente a isso, fazendo formação profissional comigo e, então, surgiu o convite, afinal, ela já fazia parte da Turma do Focinho desde o início! Desde que começou a atuar, em fevereiro de 2019, Letícia nunca parou de estudar. Participa constantemente de seminários e oficinas internacionais e nacionais e, sem dúvida, sua sede por conhecimento agrega, e muito, sua relação com os cães. Letícia está atuando no Rio de Janeiro e em Niterói e é tudo o que essa cidade maravilhosa precisava em termos de treinamento positivo. Obrigada, Letícia, por fazer parte da nossa equipe!
@irmaosnatureba

Clique aqui para conhecer meu currículo

Lorena Pretti é Arquiteta e já atuava na profissão há três anos. Mas, sua verdadeira paixão acabou se transformando em garantir a qualidade de vida de suas três Spitz Alemão Greta, Aura e Cora. Desde que adquiriu Aura, percebeu o potencial de aprendizagem dela e a maneira avançada da cachorra pensar. Quando me procurou para ajudá-la com a reatividade de Aura com cães, por meio de consultorias online, Lorena sabia que o potencial de Aura precisava ser desenvolvido para que ela fosse mais equilibrada. Assim que iniciamos nosso trabalho com Aura, percebi o potencial de Lorena para se tornar uma #tutoraprofissional, pela sua dedicação e pela forma com a qual persistia em resolver os desafios que Aura apresentava. Depois de trabalharmos juntas por um bom tempo, inclusive com um encontro presencial, quando estive em Vila Velha, um dia Lorena me procura e fala “Carol, eu decidi que quero trabalhar com treinamento de cães. Você me forma pra que um dia eu seja igual a você?” Acho que esse foi o pedido mais fofo que já recebi na vida e é claro que aceitei na hora e respondi com o convite mais esperado por ela, de fazer parte da nossa equipe. Lorena atua desde agosto de 2019 nas cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo e já iniciou seus trabalhos suprindo a carência da região em treinadores qualificados que trabalham com métodos científicos. Obrigada, Lorena, por querer ser como eu! Rsrs
@lorenapretti

Clique aqui para conhecer meu currículo

Rubia Melo é formada em Direito e, desde agosto de 2015, é proprietária da ABCCampusDog, um daycare e hospedagem para cães em São Caetano do Sul-SP, com foco no bem-estar dos cães e no manejo sem punições. Rubia nos procurou quando Byron, seu Whippet, era ainda filhote, pois queria que ele crescesse de forma equilibrada e saudável. Começamos um trabalho por meio de encontros online e também presenciais para trabalhar os pontos principais para que ele fosse um filhote feliz. Byron foi crescendo e nossa parceria foi aumentando conforme os desafios dele iam sendo superados, a cada dia. A paixão de Rubia pelo comportamento dos cães só cresceu, pois já convivia diariamente com cães em grupo e percebia, na prática, como eles aprendiam, se comunicavam e solucionavam conflitos. E sempre sentiu um encantamento muito grande pela resposta dos cães, diante do treinamento e parecia ter nascido para trabalhar com cães, pela paciência, calma e foco que demonstra em sua comunicação com eles. Então, um dia, Rubia me procurou dizendo que estava interessada em avançar seus estudos e fazer formação profissional, pois queria ampliar sua atuação para além da coordenação do daycare. Iniciamos nosso trabalho e, por toda nossa identificação profissional, a entrada na Turma do Focinho foi uma consequência já esperada. Rubia está atendendo na região do ABC paulista e também nos bairros do Ipiranga e Vila Prudente. Obrigada, Rubia, pela parceria de sempre!
@rubiamelo80

Clique aqui para conhecer meu currículo

Thais Sanches é formada em Turismo e trabalhou na área durante 14 anos até que, por um acaso do destino, se encantou com o mundo do comportamento animal e decidiu atuar profissionalmente com cães. Após participar de diversos cursos, workhops e também ter feito formação profissional com a gente, Thaís passou a atender seus clientes desde Janeiro/20. Quando me procurou para pedir ajuda com seu cachorro, Max, uma mistura de Labrador com Dogue Alemão, Thais já não sabia mais o que fazer para melhorar a insegurança e a ansiedade dele. Já tinha passado por um adestrador, mas não queria mais ensinar com base em correções, broncas e muito menos provocando dor ou medo em seu cão. Iniciamos um trabalho que durou cinco meses, muito intensos, alterando toda a comunicação entre eles, mudando uma série de coisas em sua rotina e ampliando o repertório comportamental de Max, para que se sentisse mais seguro e tivesse mais autocontrole. Thais foi ficando tão apaixonada pela transformação não só do Max, mas dela mesma, por meio de sua relação com ele, que um dia me disse: “Carol, estou pensando em trabalhar com adestramento, o que você acha?”. Eu queria ter dito: “Demorou! Vem fazer parte da nossa turma!” Mas achei que ia ser demais pra ela naquele momento! Então, disse simplesmente que achava o máximo e que daria todo o suporte possível para que ela se tornasse a excelente profissional que ela, com certeza, poderia ser! Fazer parte da nossa equipe foi um processo natural, já que seu desejo de se tornar profissional foi uma consequência do nosso trabalho super especial com o Max. Thais atende presencialmente, com aulas semanais em Campinas e região. Entre em contato com ela se também quiser ser beneficiada com as aulas dela para o seu cachorro! Obrigada, Thais, por fazer parte da nossa turma!

Clique aqui para conhecer meu currículo

Juliana Morais é graduada em História (licenciatura) e trabalhou desde seus quinze anos de idade na área de educação. Começou na sala de aula e, depois de alguns anos, passou a coordenar projetos com jovens e adultos. Tudo caminhava bem até que Bella, uma filhote de dálmata, apareceu em sua vida. Quando Juliana me procurou, Bella não tinha nem quatro meses e ela já trazia uma série de desafios. Ao iniciarmos nosso trabalho, procurei focar muito em uma boa comunicação entre as duas. Então, assistindo alguns vídeos de treino, comecei a desconfiar que Bella era surda (30% dos dálmatas são surdos!). Pedi alguns testes e tudo foi confirmado. A partir daí nossa ligação cresceu muito, não só pela identificação, por ambas termos dálmatas surdos, mas passei a me sentir co-responsável pela educação da Bella e pelo bem-estar dessa família, já que eu acabei descobrindo a surdez dela. Trabalhamos juntas por nove meses, com consultorias online, sempre adicionando novos desafios para a comunicação delas e para ampliar o repertório comportamental de Bella. Percebi que Juliana foi ficando encantada com o mundo do comportamento animal e passou a querer estudar sobre o assunto. Comprou livros, passou a participar de desafios no Instagram, assinou portais ligados ao assunto, até que um dia resolveu ir até São Paulo para participar de um curso presencial que eu dei. Achei aquilo o máximo! Depois de algum tempo, nos encontramos em um segundo curso e eu pensei: eu acho que teremos uma nova adestradora por aqui… E foi o que aconteceu! Juliana percebeu que Bella tinha mudado tanto sua vida que queria proporcionar essa transformação a outras pessoas também. Uma notícia linda para mim e para os moradores do Ceará, que agora poderão contar com a profissional qualificada que a região merece! Juliana abrirá sua agenda de atendimentos presenciais a partir de agosto e irá atender Fortaleza e região. Quanta alegria saber que nossa família TDF poderia contar com uma pessoa como você, Juliana!

Clique aqui para conhecer meu currículo

Se você chegou até aqui, já deve saber um pouco sobre mim!

Sou a coordenadora desta equipe linda 😉

Clique aqui para conhecer meu currículo

Cuidar dos bastidores é parte fundamental do nosso resultado como equipe de trabalho. Carolina Troiano é formada em Letras e sempre teve uma veia artística muito forte. Co-fundadora da Turma do Focinho, em 2009, é responsável por toda a gestão da nossa empresa, além das mídias, design e todo o conteúdo digital. Carol é a nossa veia criativa e também nossa base para que tudo funcione dentro dos trilhos!

Clique aqui para conhecer meu currículo

Oi, eu sou o Milka! Sou um dálmata surdo e o mascote da nossa turma. Se você ainda não ouviu falar de mim por aqui, você pode acompanhar meu aprendizado nas redes sociais. Eu não dou aula de adestramento, mas mostro minhas aventuras no mundo da comunicação com cães surdos 😉
E também faço muito parte dessa turma!!
@milka_chocodal

Clique aqui para conhecer meu currículo