PUPPY CLASS: socialização de filhotes

Compartilhe esse post:
Share

Costumamos dizer que a socialização de filhotes é tão importante quanto as vacinas que os imunizam contra doenças como cinomose, parvovirose etc. A princípio essa frase pode parecer absurda, mas a falta de socialização é a causa da grande maioria dos problemas comportamentais em cães como fobias, agressividade e transtornos de ansiedade. Problemas que trazem consequências graves para os cães que os vivenciam e também para seus tutores. Os abrigos acolhem números imensos de cães anualmente que foram abandonados por sofrerem de problemas comportamentais que não foram cuidados ou tratados.

É por isso que os comportamentalistas são unânimes em dizer que a socialização de filhotes, no período sensível, de 50 a 90 dias de idade, é uma verdadeira vacina contra problemas comportamentais. E como lidar com o desafio de socializar um filhote que se encontra em período de imunização? As recomendações de grande parte dos veterinários são focadas em garantir a não contaminação do filhote por nenhum tipo de doença contagiosa, privando-o do contato com o ambiente externo, com outras pessoas e outros cães. No entanto, ao colocarmos o filhote em uma “bolha”, estamos privando-o, também, de lidar com quase todos os estímulos de um mundo ao qual terá que se acostumar quando adulto.

As puppy classes são a resposta para todos esses desafios. Muito comuns em países como os EUA, mas ainda muito raras por aqui. Aos poucos, alguns espaços como daycares ou hotéis para cães têm desenvolvido aulas para filhotes, em cidades como São Paulo, Florianópolis e outras. E os resultados, sem dúvida, são maravilhosos.

Fizemos, aqui na Turma do Focinho, em parceria com a CENAVET – Centro de Atendimento Veterinário, um projeto piloto, com três filhotes, todos em fase de imunização, com idades de dois a três meses.

Milka e Bóris em momento de socialização durante a aula
  • O programa foi realizado da seguinte forma:
    • Planejamento de todas as aulas e preparação dos materiais e espaços a serem utilizados (espaços exclusivos, sem contato com outros cães, devidamente esterilizados);
    • Apresentação para os tutores sobre as vantagens do trabalho com filhotes no período de socialização;
    • Agendamento das aulas, inicialmente, sem a participação direta dos tutores, devido à esterilização do espaço, com a frequência de 2x por semana por 1 mês e 1x por semana no segundo mês;
    • As aulas tinham a duração de 40 minutos, em média, e eram conduzidas por mim, em parceria com a Dra. Thalita Fonseca, Médica Veterinária, responsável pela clínica veterinária.
    • Dividimos o trabalho em dois módulos mensais:
      • Módulo 1 – Socialização
        • Conteúdo: apresentação de diferentes estímulos sonoros, olfativos, táteis e visuais (buzinas, trovões, chapéus, guarda-chuvas, objetos grandes, brinquedos interativos, crianças, pessoas desconhecidas) sempre associados a reforços positivos, de forma gradativa; apresentação e socialização entre os cães participantes (e depois a cães adultos não participantes também); adaptação ao uso de caixa de transporte e tapete higiênico; aprendizado de dicas básicas de obediência (vir pelo nome, senta, fica, pata e aqui); apresentação de diferentes ambientes e espaços (volta na rua no colo, caminhar pela clínica veterinária no colo, caminhar pelo banho e tosa no colo); adaptação ao uso de coleira e guia.
Milka e Bóris sendo apresentados ao jogo interativo labirinto
Milka, Bóris e Leopoldo com estímulos ambientais diferentes
Milka e Leopoldo aprendendo dicas básicas de obediência com a Médica Veterinária
Milka fazendo necessidades no tapete higiênico
Milka sendo apresentado a uma cachorra adulta
  • Módulo 2 – Manejo e Habituação
    • Conteúdo: manipulação, contenção, tocar e limpar ouvidos, tocar e limpar olhos, tocar dedos, cortar unhas, escovar pelos, cortar pelos dos olhos, ficar na balança para pesagem, ficar na mesa para procedimentos, permitir auscultar coração, permitir aproximação de seringa, aceitar medicação via oral, associação positiva da figura do médico veterinário. Todo o trabalho realizado com aproximações sucessivas, utilizando reforços positivos.

 

Milka com a Médica Veterinária recebendo petisco enquanto permite auscultação
Milka no comando fica enquanto permite pesagem de rotina

Os resultados foram realmente impressionantes. Desde a motivação de cada um dos alunos para vir até a aula, frequentar o espaço da clínica veterinária e associar a figura do Médico Veterinário a coisas positivas, até o desenvolvimento de cada filhote. Na última aula, fizemos um trabalho com os tutores, apresentando uma avaliação individual dos filhotes e mostrando tudo o que foi realizado durante os dois meses. Podemos ressaltar como principais resultados atingidos:

– Filhotes demonstrando motivação ao chegarem à clínica veterinária (rabo abanando, vontade de entrar logo, boa recepção com toda a equipe de clínica);

– Filhotes aceitando procedimentos clínicos de rotina (toque, manejo, verificação de olhos, unhas, pesagem, auscultar coração);

– Filhotes recebendo vermifugação e vacinação com associação de reforços positivos, sem demonstração de medo ou fuga, sem qualquer necessidade de contenção;

– Filhotes com comportamento equilibrado, sem medos ou fobias de situações novas, ambientes desconhecidos ou pessoas estranhas;

– Filhotes bem socializados com outros cães;

– Tutores com compreensão clara sobre a importância da socialização e da continuidade do aprendizado;

– Tutores com orientações sobre dicas básicas de obediência para dar continuidade ao aprendizado;

– Tutores com percepção sobre o comportamento positivo de seus filhotes em relação à clínica veterinária e à figura do Médico Veterinário e corpo clínico.

Treino com os 3 durante a aula

A partir dos resultados atingidos, passamos a oferecer o serviço da Puppy Class para filhotes que estejam entre 50 e 90 dias, podendo estender esse período para até 120 dias de idade. As aulas acontecem em sala exclusiva, devidamente higienizada e esterilizada para a permanência dos filhotes. Caso tenha interesse, é só entrar em contato com a nossa equipe!

Carolina Jardim

Psicóloga e Educadora Canina

Pós-graduada em Comportamento Animal

Galeria